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TÉCNICAS DE CONTENÇÃO

As técnicas mais usuais são:

  • Cerco: Pode ser Total, em embarcações e plataformas fundeadas, ou Parcial, em embarcações em áreas portuárias ou em atracadouros. Pode-se fixar as barreiras ao casco do navio ou às estruturas do atracadouro.

  • Contenção em “V” (duas embarcações ou âncoras seguram as extremidades da barreira, direcionando o óleo contido para seu vértice, onde há um recolhedor acoplado ou uma embarcação recolhedora); em “J” (geralmente usada em mar aberto, com duas embarcações, sendo que uma delas segura uma das extremidades da barreira também recolhe e armazena o óleo); ou em “U” (configuração geralmente usada em águas costeiras, com três embarcações, sendo duas segurando as extremidades da barreira e uma terceira recolhendo o óleo). Em locais com velocidade de corrente propícia, pode-se substituir a embarcação de uma das extremidades da barreira por dispositivo de lançamento.

  • Contenção Dinâmica: É usada apenas uma embarcação. Sistema de barreira acoplada em um ou em ambos os bordos de uma embarcação, o que permite o recolhimento dinâmico, ou seja, a embarcação pode se movimentar enquanto recolhe o óleo.

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